O prédio histórico do Grupo Escolar Vidal Ramos, conhecido como o Colégio Rosa, em Lages, na Serra catarinense, foi restaurado e será reinaugurado como um centro cultural nesta quinta-feira (11)
Por 30 anos, o espaço será administrado pelo Sesc e recebeu o nome de Centro Cultural Vidal Ramos. O governo do estado investiu R$ 6,5 milhões nas obras da construção de 103 anos. O local funcionou como instituição de ensino até 2011.
No evento de inauguração, além da presença do governador, estão previstas apresentações musicais, sessões de cinema, visita guiada e duas exposições de obras de arte.
O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 9h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h. Toda a comunidade pode utilizar os serviços e inscrições para atividades devem ser feitas no local ou na unidade Sesc do bairro Universitário.
Estrutura
O centro cultural conta com espaço para apresentações, cafeteria, galerias de arte, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura. Também há uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região.
Programação de reinauguração:
14h: espetáculo “Amor por Anexins” com Cirquinho do Revirado (Criciúma)
15h às 16h30: Circuito Cultural
Exibições do curta-metragem “O Garoto Barba”, de Christopher Faust (PR)
Visitas guiadas às exposições nas galerias de arte do Centro Cultural Vidal Ramos: “História e Arte”, de Moacyr Vidal Ramos; e “Retrospectiva”, de Clênio Souza (Lages)
Intervenções circenses com Grupo Dale Circo (Florianópolis)
Sessões de contação de histórias com Grupo Matakiterani (Lages)
18h: recepção ao público com Quarteto Jazz Alexandre Bueno
18h30: solenidade oficial de entrega da restauração do Colégio Rosa
19h: apresentação tradicionalista do Grupo Barbicacho Dança Show, junto com Quarteto Coração de Potro e Luiz Marenco
Informações Portal G1