Na última sexta-feira (05/11), a Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou na comunidade de Pinheiro Marcado, a aplicação do produto Vectobac-AS para o controle da larva do Borrachudo (família Simuliidae). O Produto Vectobac-AS é Biológico e não é nocivo para plantas, sapos, peixes e outros seres vivos que vivem nos rios, apenas atingem as larvas do Borrachudo.
Seus ovos são postos em grande número sobre a vegetação ou substrato que será submerso. Estes insetos têm preferência em realizar a ovipostura em corredeiras ou locais de rápido escoamento de água, como canais ou vertedouros de açudes e barragens.
O Borrachudo é transmissor da Síndrome Hemorrágica de Altamira e das filárias Onchocerca volvulus e de espécies do gênero Mansonella, agentes da oncocercíase e da mansonelíase. A fêmea transmite essas doenças através da hematofagia, que pode ser realizada tanto em humanos como em animais, além de alergia de graus leve até grave.
Em Bocaina do Sul foram detectados três pontos onde existem grandes manifestações do inseto. Às comunidades de Campinas, Mineiros e Pinheiro Marcado estão com os trabalhos de prevenção das larvas já executados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, neste ano.
Estiveram aplicando o produto de controle em Pinheiro Marcado, o Engenheiro Agrônomo Manoel Afrânio Lehmann, o Assessor de Planejamento e Marketing da Prefeitura Lissandro Gomes Velho e o colaborador local Juliano.
A aplicação é feita ao mesmo tempo e foram aplicados em três pontos na comunidade de Pinheiro Marcado.
Os Borrachudos causam encefalites, Oncocercose e alergias, além de causarem danos econômicos ao turismo, agricultura, pecuária e recreação. Também, por atacar animais, levam a diminuição da produção de leite, por exemplo.
Borrachudos são um incomodo e a Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul está trabalhando na prevenção do aumento das larvas do inseto.