Mais de 60 pessoas entre prefeitos, vices, vereadores, secretarias municipais, técnicos da defesa civil, estudantes e voluntários confirmaram até esta quinta-feira, participação no II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. O evento no auditório do Órion Parque Tecnológico tem confirmação de palestrantes como o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli.
A programação do seminário inicia às 8 horas e prevê discutir sobre Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil; Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal; Gestão de Risco de Desastres e Gestão de Desastres. O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, participará da abertura e falou de sua importância para a região.
“Acabamos de sair de um dos maiores desastres naturais da região provocado por enchentes e vimos o quanto é importante estar estruturados e orientados para enfrentar esses fenômenos. Este seminário vai preparar as equipes de defesa civil da região para dar respostas imediatas aos desastres naturais”, comenta Luiz Carlos Xavier.
O seminário tem como objetivo sensibilizar os gestores públicos e os profissionais da área de defesa civil, assistência social, saúde, educação, psicologia, direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.
São esperadas também, a participação de técnicos de ONGs, representantes da área da saúde, educação, habitação, comunicação, infraestrutura e obras e funcionários públicos municipais, uma vez que a mobilização em caso de desastre natural envolve inúmeras áreas profissionais da sociedade.
Oficinas de Capacitação
Na segunda a terça-feira acontece uma capacitação técnica continuidade do Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil. A oficina no auditório da Amures e terá a coordenação de Luiz Falcão Maganin, que responde pela Defesa Civil Regional.
O foco será o Plano Municipal de Contingência, Planos Comunitários de Gestão de Risco e Planos Familiares de Emergências. Vários municípios confirmaram participação de equipe de defesa civil na oficina, pois tiveram dificuldades na elaboração dos planos para viabilizar recursos estaduais e federais para recuperação de danos.