Com mais de 300 pessoas ainda desabrigadas e ao menos 1.200 outras isoladas por falta de acesso às localidades, Otacílio Costa enfrenta sua segunda maior enchente da história. É o que garante o prefeito Luiz Carlos Xaxier, que tem dedicado os últimos dias a percorrer os pontos críticos do município e levar ajuda aos atingidos.
Nesta sexta-feira (09), o prefeito que é presidente da Amures tomou mais uma decisão. Determinou a abertura de um posto de coleta de donativos, roupas, cobertores e alimentos não perecíveis, na sede da Amures na rua Otacílio Vieira da Costa, 112, Centro de Lages.
Uma grande faixa será montada na frente da Amures e todos os donativos serão destinados às famílias desabrigadas dos municípios do interior da Serra Catarinense. “O frio está chegando e roupas e cobertores serão importantes para aquecer os desabrigados. Alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza também podem ser doados”, explicou o prefeito.
Contando com a solidariedade do povo serrano, Luiz Xavier pediu ajuda inclusive ao 1° Batalhão Ferroviário de Lages para levar ajuda humanitária às comunidades que estão isoladas. Este apoio entra em Otacílio Costa a partir de segunda-feira, numa ação inédita com a Defesa Civil e as equipes da prefeitura.
O nível da água dos rios em toda região bateu recordes nas cheias desta semana. O rio Desquite em Otacílio Costa, por exemplo, superou a marca dos 10 metros. Em Bocaina do Sul, o rio Bonito também superou os 12 metros. Em correia Pinto e São José do Cerrito, os rios também extrapolaram as marcas históricas.