You are currently viewing Chuvas destruíram lavouras e estradas em Rio Rufino
Estradas tomada pelas águas

Chuvas destruíram lavouras e estradas em Rio Rufino

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Produtores de hortaliças e leite de Rio Rufino foram durante atingidos pelas fortes chuvas desta semana. A perda em algumas lavouras foi total e quem colher não terá produto com qualidade. O prefeito de Rio Rufino Tiago Costa pediu um levantamento da secretaria de agricultura para dimensionar o tamanho do prejuízo.

O município que é considerado um dos que possui maior abundância de rios na Serra Catarinense amargou prejuízos com pontes de pequeno porte levadas pelas enxurradas, bueiros entupidos e estradas danificadas. A principal via de tráfego para as regiões produtoras de hortaliças, a SC-370 que liga Rio Rufino a Urubici teve o trânsito interrompido devido aos atoleiros.

“Buscamos apoio da ADR de São Joaquim, mas não há recursos nem máquinas. Pedimos socorro então à ADR de Lages e estamos ajudando com máquinas e pessoal da prefeitura, mesmo sendo a SC-370 uma rodovia do Estado” explicou Tiago Costa.

Até cascalho para recupera alguns pontos mais críticos da rodovia, o prefeito Tiago Costa teve de pedir ajuda para o colega Luiz Schmuler, prefeito de Bocaina que tem cascalheira liberada para retirada de material. “Não adianta achar culpado, temos de firmar parcerias e construir soluções”, reiterou o prefeito.

Em muitas lavouras especialmente de milho no vale do Canoas, os produtos não haviam sido colhidos e a perda é total. De acordo com o prefeito, os produtores de hortaliças sempre cultivam mais de duas variedades, porque se alguma não produzir a outra compensa a produção. Mas neste caso, tudo ficou embaixo d`água e a perda é inevitável.

A esperança dos produtores agora é a colheita do vime que é manual e gera muitas oportunidades de trabalho. Mas isso depende da economia do país melhorar, já que o vime de Rio Rufino vendido para todo Brasil e é usado para artesanato de cestarias, móveis, arranjos, decorações em geral.

Os alunos da rede municipal e creches foram dispensados das aulas na quinta e sexta-feira, porque havia o risco de o ônibus atolar na SC-370. O prefeito optou em suspender as aulas para não colocar alunos e professores em perigo nas estradas danificadas pelas chuvas.