As diferenças entre contas de governo e contas de gestão; atribuições do órgão de controle interno e do órgão central do sistema de controle interno e dentre outros temas, como avaliar a execução financeira, administrativa e orçamentária da gestão. São alguns dos assuntos a serem tratados nesta terça-feira (07), na primeira capacitação do ano da Escola de Gestão Pública Municipal – Egem em parceria com a Amures, O evento acontece no auditório do Map Hotel.
O diretor da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, mestre em Gestão de Políticas Públicas Alexandre Alves, com especialista em Controladoria e Administração Pública coordena a capacitação, que objetiva esclarecer para controladores internos e contadores, as obrigações da Instrução Normativa 20 e a partir disso, estabelecer metas e ações para a sua obediência.
Um grupo de pelo menos 20 pessoas participam da capacitação, que terá focos como analisar a situação financeira do município, avaliar o desempenho da arrecadação, avaliar as metas fiscais, os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF e dentre outros assuntos, demonstrar gastos com publicidade e propaganda.
O presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Thiago Costa, disse que esta capacitação ajudará os novos prefeitos a errar menos neste início de gestão. “Não basta ao gestor boa vontade e dedicação, tem de ter uma equipe técnica qualificada especialmente para as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal”, comentou.
A capacitação vai preparar aos técnicos até mesmo para fazer avaliação do setor de compras e licitações das prefeituras.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana