O dia 27 de setembro marca duas datas importantes: o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita o momento para lembrar das oportunidades e desafios que essa atividade promove em milhares de cidades brasileiras. Também para comentar sobre a expansão do setor nos últimos anos.
O Dia Mundial do Turismo foi instituído oficialmente em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O objetivo era construir um marco para a atividade e ressaltar sua importância, bem como criar um momento para a sociedade se conscientizar sobre a amplitude da atividade e seus impactos. A data busca alertar para a importância da atividade turística e do seu valor inclusivo, cultural, econômico, político e social, como motivador de mudanças positivas, por meio de iniciativas realizadas em vários países e comunidades de todo o mundo.
Em 2016, a OMT escolheu o tema “Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”. A escolha foi feita para demonstrar o engajamento e a preocupação do setor em tornar o turismo acessível para todos os indivíduos.
No Brasil, o dia 27 de setembro, marca também o Dia Nacional do Turismólogo. A profissão foi reconhecida em 2012 através da Lei 12.591/2012. Segundo a legislação, são da competência do Turismólogo, dentre outras funções, gerir estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar a seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo, criar e implantar roteiros e rotas turísticas, desenvolver e comercializar novos produtos turísticos e organizar eventos, além de outras atividades.
Aspecto econômico
Como nota a Confederação, o turismo impacta pelo menos 52 setores da economia e está em constante crescimento no mundo. Essa ascensão lança um desafio a todos os setores envolvidos e também aos Municípios brasileiros. A entidade acredita que a atividade deve ser considerada como uma forma de desenvolvimento, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da comunidade. O turismo é um pacote de serviços amplo, que movimenta os destinos turísticos e traz à tona seus valores culturais, políticos, econômicos e sociais.
Todavia, para se obter efeitos positivos, o turismo precisa ser bem planejado, respeitando o meio ambiente, a diversidade, a acessibilidade e a realidade local. Por isso, a importância do planejamento turístico ser realizado por profissional habilitado, destaca a turismóloga da CNM, Marta Feitosa.
Benefícios do turismo
Se por um lado o turismo traz ganhos para a economia local, por outro também traz benefícios aos visitantes. Independente do destino, o objetivo costuma ser o mesmo: fugir da rotina, desbravar lugares novos e vivenciar a cultura local.
Para o turista, a viagem não acaba no momento em que ele deixa a cidade. Pelo contrário, as memórias ficarão guardadas para sempre e ele pode decidir repetir essa experiência em outro momento. Seja com uma mochila nas costas e um mapa na mão ou com todos os serviços à disposição, o intuito da atividade, e de quem recebe, é sempre promover o bem-estar e a satisfação do visitante.