O Colegiado de Contadores, Controladores Internos e Secretários Municipais de Finanças da Serra Catarinense se reuniu na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Amures para discutir sobre alguns estudos que estão sendo realizados sobre a Instrução Normativa IN-20/2016, que define as medidas de gestão e controle para prestação de contas aos tribunais, tanto dos prefeitos quanto dos gestores municipais.
A vice-presidente do Colegiado Adriana Rosa, contadora da Câmara de Vereadores de Lages apresentou o estudo e destacou a importância desses controles especialmente neste último ano de mandato dos prefeitos.
A prefeitura de Painel está sendo a primeira da região, a adotar a IN-20 produzindo relatórios mês a mês, das ações do município. “De todas as secretarias é produzido um relatório e feita uma nota explicativa de cada evento”, disse Nelce Salaman, secretário de Finanças.
Uma das deliberações do Colegiado foi de que serão necessários mais encontros de treinamento e capacitações para adequar às prefeituras às novas instruções. Elas passam a ser a cartilha que define as medidas de controle para prestação de contas aos tribunais de fiscalização.
Dia 17 de novembro haverá novo encontro para tratar especificamente dos relatórios de prestação de contas, pois as futuras medidas de controle começam a ser implementadas oficialmente a partir de janeiro do próximo ano.
O presidente do Colegiado Mauro César Marcon fez um alerta para que seja redobrada a atenção dos contadores e controladores internos, pois a IN-20 é bem abrangente no que ser refere a prestação de contas de gestão, demonstrações contábeis e relatórios de gestão.