O Grupo de Trabalho de Consórcios da Confederação Nacional de Municípios – CNM, do qual o Diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Celso Vedana, faz parte, está em Florianópolis nesta quinta e sexta-feira (08 e 09).
Na tarde esta quinta-feira o grupo esteve reunido na sede da FECAM para discutir o Plano estratégico e o direcionamento dos públicos atendidos pelo grupo: municípios e consórcios. Nesta sexta-feira, eles conhecerão o Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola do Territorio – LEMATE, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
“Nosso objetivo é ampliar a proximidade com os consórcios existentes e dos municípios e conhece-los”, explica Luciane Pacheco, coordenadora Técnica da CNM. “O grupo surgiu entendimento do presidente da CNM, Paulo Zilkoski, que tivéssemos um olhar mais atento aos consórcios que pudesse orientá-los, apoiá-los e também representá-los politicamente”, complementa o Ângelo Roncalli, consultor da CNM.
Criado em Março de 2016 e oficialmente lançado durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio, o Grupo busca contribuir para a organização, legalização e difusão do conhecimento do tema: Consórcios. Isso porque com a crescente demanda recaindo sobre os municípios a oportunidade em consorciar-se tem permitido aos gestores municipais viabilizarem muitos de seus compromissos. A finalidade do Grupo então é a de consolidar esse relacionamento Município-Consórcio e promover as ações que regem essa institucionalização. Para isto
Para fortalecer os Consórcios como ferramentas de Gestão Pública, o Grupo de Trabalho se subdivide em três frentes: a Política (tendo como representante o prefeito de Afogados da Ingazera, PE, José Patriota), a institucional e a técnica.
Informações Fecam