A produção de maçã no Brasil é superior a 1 milhão de toneladas ao ano, gera R$ 6 bilhões anuais, além de 195 mil empregos diretos e indiretos. Os dados são da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A cadeia produtiva da fruta é tema de mais um seminário do Ciclo de Palestras e Debates promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O encontro será nesta sexta (9), a partir de 14h, na cidade de São Joaquim (SC).
A audiência pública foi pedida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que justificou ser Santa Catarina o estado com maior produção de maçã no Brasil, seguido pelo Rio Grande do Sul.
Informações da Comissão de Agricultura, Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados mostram que, em outubro de 2015, havia 4.321 plantadores de maçã no país. Desse total, 2.763 em Santa Catarina. O Brasil é o 12º maior produtor da fruta no mundo, mas está longe do primeiro lugar. A China produziu em 2013 mais de 39 milhões de toneladas.
Para o debate foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professores universitários e representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap).
COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR |
---|
Participe: http://bit.ly/audienciainterativa |
Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania |
Alô Senado (0800-612211)
|
Informações Agência Senado