O centenário Grupo Escolar Vidal Ramos, o Colégio Rosa, em Lages, na Serra, foi entregue totalmente restaurado na noite desta quinta-feira, 11, pelo governador Raimundo Colombo. A cerimônia foi marcada por uma série de atrações culturais de artista da região. Foram investidos R$ 6,5 milhões do Governo do Estado, nas obras de restauração, que a partir da entrega será administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) por 30 anos como Centro Cultural.
“Hoje entregamos a restauração de um símbolo para quem estudou e para os professores que aqui levaram conhecimento para seus alunos. A sua influência na história de Lages é marcante, porque não está somente embelezando a cidade com esse valor arquitetônico, mas também trazendo algo a mais para a sociedade com essa parceria com o Sesc”, disse o governador.
Referência nacional em arquitetura e educação, o Grupo Escolar Vidal Ramos, conhecido como Colégio Rosa, simboliza um momento na história de Lages. O prédio passou por uma grande transformação com um projeto arquitetônico baseado em um minucioso levantamento histórico e iconográfico respeitando as características originais, inclusive a pintura externa.
O Colégio Rosa foi um dos sete grupo escolares inaugurados entre 1911 e 1913, pelo governador Vidal Ramos, em Santa Catarina. Em apenas dois anos, o então governador inaugurou os sete grupo escolares, que se tornaram símbolo da qualidade na educação pública brasileira. De todos os prédios, o Grupo Escolar Vidal Ramos de Lages é o único com dois pisos e construído em uma parte alta da cidade, para se destacar entre os outros prédios da cidade.
“Vidal Ramos foi uma pessoa extraordinária e muito visionária que deixou um grande investimento em educação. Naquela época, a grande maioria da população era analfabeta e devemos muito a este homem que incentivou muito o ensino sem restrição, onde todos tem o mesmo direito”, contou Colombo.
No espaço restaurado, a população terá acesso a serviços e eventos artístico-culturais como cursos, apresentações e exposições. Conta com salas para aulas de artes, dança, música, teatro, cursos de literatura e uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região. Em outro espaço é possível a visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc, além da audição de diferentes grupos musicais catarinenses, de referência na música brasileira. Na parte externa tem uma cafeteria e ao lado uma sala de cinema que poderá ser usada também para contação de histórias e apresentações musicais de solos, duos e trios.
O Centro Cultural Vidal Ramos será aberto ao público já na sexta-feira, 12, a partir das 14h. O espaço funcionará todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 15h às 21h. As inscrições para as atividades que serão oferecidas podem ser realizadas na Unidade do Sesc em Lages, na Avenida Dom Pedro II, 1693, Bairro Universitário.
Também acompanharam a cerimônia, a secretária adjunta de Estado da Educação, Elza Marina Moretto; o presidente da Fecomércio de Santa Catarina, Bruno Breithaupt; o diretor de Educação e Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Paulo Camargo; o presidente da SC Par, Paulo César da Costa; o secretário executivo do Fundo Social, Celso Calcagnotto e o secretário executivo da ADR Lages, Luiz Gustavo Bazzo Assink.
Informações: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Comunicação – Secom