“Democratizar a educação significa assegurar o acesso a uma educação pública com qualidade para todos. Eis o ponto crucial dos Fóruns Municipais de Educação, ou seja, democratizar a educação para que ninguém fique fora de uma educação com qualidade”. Este foi o desafio lançado pelo palestrante Arnóbio Marques de Almeida Junior, o “Binho Marques”, aos educadores que participaram na manhã desta sexta-feira (05) no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, do Seminário “Plano de Educação SC em Movimento”.
Dono de uma bagagem cultural inquestionável Binho Marques que já foi governador do Acre e respondia até pouco tempo pela secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), foi o palestrante do evento promovido pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), cujo objetivo é fortalecer os Fóruns Municipais de Educação.
Binho Marques fez um alerta para a descontinuidade das políticas públicas de educação. E classificou os Fóruns de Educação como organismo com poder de garantir a perenidade das políticas públicas educacionais. “O Plano de Educação não pode ser um plano de governo, mas de Estado e quem vai garantir sua continuidade sãos os Fóruns”.
A composição da mesa de abertura do seminário contou com o reitor da Uniplac Luiz Carlos Pfleger, a coordenadora do Fórum Estadual de Educação Elza Moretto, coordenadora do projeto do Plano Estadual de Educação de SC, Ruth da Silva, gerente de educação da Gered Humberto Aluízio de Oliveira, jornalista Onéris Lopes representando Amures e a secretária de Educação de Lages, Leni Coelho Granzotto.
O seminário realizado em Lages será replicado em Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Chapecó, todos com foco do fortalecimento dos Fóruns Municipais da Educação. À tarde foram formados grupos de trabalho para constituição, orientação e instalação dos Fóruns Municipais de Educação na região compreendida pela Gered de Lages.