O engenheiro florestal da Amures André Bortolotto Buck participou semana passada, do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Salvador, na Bahia. Ele integrou a comitiva da Bacia Hidrográfica do Comitê Rio Canoas que acompanhou dentre outros assuntos, a situação dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil.
A comitiva serrana contou ainda, com João Maria Teles de Souza representando os usuários de água da Casan, Djalma Santos Niles, representando o Corpo de Bombeiros de Curitibanos, Altamir Boff e Joel Fagundes, representando os usuários de água da Samae e Ildefonso Rochadel, representando o segmento da Sociedade Civil.
O evento teve à frente o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que é a Instância Colegiada formada pelo conjunto dos Comitês legalmente instituídos no âmbito dos Sistemas Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território nacional. E cuja missão é articular os Comitês visando o fortalecimento de forma descentralizada, integrada e participativa.
O evento na Bahia iniciou dia 3 e encerrou dia 8 com mais de mil participantes de todo Brasil. Oficinas, caminhadas, palestras e debates envolveram os participantes que avaliaram especificamente, a competências para gestão das águas.
Autoridades como Vicente Andreu Guillo, diretor Presidente da Agência Nacional de Águas – Ana, participaram do Encontro que focou também no saneamento e na gestão de segurança de barragens. Foi apresentado também os primeiros encaminhamentos para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018, em Brasília, onde são esperados cerca de 30 mil participantes de todas as partes do mundo.