You are currently viewing São Joaquim passa ter Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes

São Joaquim passa ter Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito de São Joaquim e presidente do Consórcio Serra Catarinense – Cisama Humberto Brighenti assinou na manhã desta quinta-feira (09), o contrato de locação da casa que servirá de Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes. A unidade atenderá a 27 crianças de zero a 18 anos, com toda assistência de saúde, educação, jurídica e humana.

Até meados de julho, o novo Abrigo Institucional estará com as crianças no endereço contratado pela prefeitura, no Centro da cidade. Hoje as crianças estão acolhidas num dependência anexa ao Hospital Bento Cavalheiro considerada inadequada para aquela finalidade.

O reordenamento do serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social, está sendo coordenado por Lauro dos Santos responsável pelas ações de direitos humanos e assistência social na região da Amures.

Ele já encaminhou o reordenamento do abrigo de Urubici, com cinco crianças e atendimento às demandas também, de Rio Rufino e em breve finalizará o abrigo de Campo Belo do Sul, também com cinco crianças e adolescentes e extensão à Capão Alto e Cerro Negro.

Na unidade de São Joaquim, a meta é baixar a demanda para 20 crianças como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – Eca. “São crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e temporariamente ficarão abrigadas até que se restabeleçam seus vínculos familiares”, disse Lauro dos Santos.

O prefeito agradeceu aos familiares que aceitaram locar a casa para o abrigamento e lembrou que a responsabilidade pela manutenção é a prefeitura. “É um imenso salto que damos no campo social para amparar crianças e adolescentes vítimas da desestrutura familiar”, reconheceu Humberto Brighenti.

Depois da assinatura do contrato no gabinete do prefeito, eles foram visitar a casa que passará por reformas e que será transformada no abrigo institucional. Esta ação só está sendo possível graças ao apoio do Ministério Público do Poder Judiciário de São Joaquim.