São Joaquim – 24/04/2016 – A XX Festa Nacional da Maçã encerrou da melhor forma possível neste domingo, 24, com a garantia de sucesso e público recorde. Perto de 70 mil pessoas foram contabilizadas nos cinco dias de evento, aberto na quarta-feira (20). Só neste último dia foram quase 20 mil visitantes. Conforme avaliou o prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, o giro na economia propiciou ao município um movimento de mais de R$ 12 milhões. Porém, o que mais deve ser ressaltado é o resgate da festa que estava quase esquecida. –“A partir da realização dela, conseguimos devolver também a autoestima da população, que por sua vez, soube abraçar o evento, e recepcionar ao seu estilo acolhedor, turistas dos de Santa Catarina e de outros estados”, salientou o prefeito.
Os produtores, as maçãs e os empresários do setor foram as principais referências contempladas com a realização da Festa. O concurso que premiou a qualidade da fruta valorizou exatamente quem produz. Por outro lado, a Festa serviu de alerta para o perigo da importação da maçã da China, e os reflexos negativos que podem acontecer à produção da fruta de nosso Estado. A estrutura do Parque da Maçã foi outro ponto relevante. As principais áreas de passagem dos visitantes estava coberta. Mesmo com a chuva que caiu num dos dias de festa, a cobertura foi essencial para manter as pessoas aproveitando as atrações sem maiores preocupações.
A valorização da Festa da Maçã se deu ainda pela realização de inúmeras atrações paralelas, tais como os três encontros que debateram sobre as culturas da maçã e do vinho; exposições de arte, o rodeio campeiro que trouxe gente de várias regiões durante três dias; os shows nacionais, a Nevada da Canção Nativa com a presença de grandes nomes da música nativa; as provas radicais dos jipeiros. Enfim, o enorme cuidado com a recepção, a segurança, a limpeza, a distribuição da maçã dentro do parque, e a farta gastronomia. “Foi, sem dúvida, o resultado da superação. Tivemos muitos problemas no decorrer da organização, mas, no final deu tudo certo. Ganhou a comunidade joaquinense e todos àqueles que vieram à nossa Festa”, completou Dalva Hiura, presidente da Comissão Central Organizadora – CCO.
Assessoria de imprensa Festa Nacional da Maçã