You are currently viewing Forsema apoia plano de manejo de araucárias

Forsema apoia plano de manejo de araucárias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Manejo Florestal – Conservação e Perpetuidade das Florestas com Araucária. Foi o tema da apresentação do professor do Curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc de Lages, André Felipe Hess, aos secretários municipais de Agricultura em reunião na manhã desta sexta-feira (01), no auditório da Amures.

A proposta do pesquisador objetiva o manejo das florestas de araucárias com planejamento pós-exploração, proteção do estoque remanescente, conservação de indivíduos porta sementes, plantio em áreas de clareiras e dentre outros, o tratamento bianual para estímulo e desenvolvimento de indivíduos jovens.

A apresentação aconteceu na reunião do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura e deve ser levada em assembleia dos prefeitos como proposta a ser defendida junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente. O que demonstrou o professor é que o manejo da araucária vai contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir dessa espécie de alto valor econômico.

“Temos mais de cinco anos de pesquisas nos municípios de Lages, São Joaquim, Urupema, Painel e São José do Cerrito com 700 árvores amostras, onde fizermos o estudo de morfometria, densidade do incremento médio anual e ajuste de equações de crescimento diamétrico, altura e volume em função da idade das árvores”, citou André Hess.

Ele reiterou que é possível explorar e dar continuidade futura às florestas de araucárias e segundo estudos preliminares, na região da Amures há uma disponibilidade de 320 mil hectares de florestas. Com um corte de até 30 metros cúbicos anuais ao preço médio de R$ 300,00 o metro cúbico, haveria uma movimentação de quase R$ 3 bilhões para esta disponibilidade de madeira.

O professor André Hess deixa bem claro que, não se trata de apologia ao corte indiscriminado, mas de estudos com embasamento que indicam quais, onde e quantos indivíduos cortar. “Não será destruída a floresta, mas retirado dela aquilo que ela fornece ao longo de um ciclo de corte”, afirmou.

Na deliberação dos secretários de Agricultura ficou definido que a proposta será apresentada aos prefeitos da Amures e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente. No Paraná, o manejo florestal já é realizado e poderá servir de modelo para Santa Catarina.

 

Eleita nova diretoria do Forsema

 

Durante a reunião do Forsema foi apresentada a situação do convênio para aquisição de distribuidores de calcário com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, comentado sobre o projeto das cascalheiras sancionado pelo governador e eleição da nova diretoria do fórum.

O secretário de Agricultura de São Joaquim, Velocino Balzani Neto, o Kau, foi conduzido por aclamação novo coordenador geral do Forsema, em substituição ao secretário de agricultura de Lages, Moisés Savian, que deixa a secretaria para pleitear uma cadeira na câmara de vereadores.

Sobre a aquisição de distribuidores de calcário a previsão é um para cada município com capacidade de cinco toneladas. Os equipamentos foram definidos como prioridade através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – Codeter, os recursos já estão na conta do Cisama, aguardando os orçamentos, a planilha de dados e declaração de responsabilidade para ser licitado.

A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza destacou a importância das atuações em colegiado e citou como exemplo, a Lei que isenta as prefeituras das taxas de licenciamento ambiental do Estado para retirada de cascalho que foi sancionada pelo governador.

“É preocupação do presidente da Amures prefeito Ademar Sartor a atuação de forma colegiada. Quando o pleito é para a região, a prioridade é sempre maior e beneficia a todos”, citou Iraci de Souza agradecendo Moisés Savian pelo empenho e dedicação no comando do Forsema nos últimos dois anos.

 

Nova diretoria Forsema

 

Coordenador

Velocino Balzani Neto (Kau) – São Joaquim

Vice coordenador

Aladir Melo Cardoso – Correia Pinto

Secretária Geral

Fernando de Souza

1° Secretário

Heverton Hercílio Matos – Anita Garibaldi

2° Secretário

Alindomar Arruda – Painel