You are currently viewing Conselheiros Tutelares fazem capacitação e reciclagem de conhecimentos

Conselheiros Tutelares fazem capacitação e reciclagem de conhecimentos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Conselheiros Tutelares dos 18 municípios da região da Amures participaram nesta quarta-feira (23), de uma capacitação com vistas a reciclar conhecimentos, obter novas noções dos limites de sua atuação e conhecer melhor o funcionamento do Conselho Tutelar e aos direitos e deveres, dos mandatários eleitos e reeleitos em final de 2015.

A capacitação no auditório do Map Hotel foi coordenada pelo assistente social da Amures, Lauro Santos está alinhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e às normas do Concelho Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, com ênfase para a operacionalização das intervenções no cotidiano com a rede socioassistencial.

O evento foi viabilizado com apoio da empresa Cury e mobilizou ao todo, 73 Conselheiros Tutelares. “As atribuições, os direitos e deveres dos Conselheiros, com as implicações de ordem disciplinar e ética são importantes nesta capacitação, bem como os esclarecimentos sobre os órgãos que compõem a rede de atendimento à criança e ao adolescente, com quem necessariamente os Conselheiros deverão atuar no cotidiano”, disse Lauro Santos.

O treinamento iniciou pela manhã e encerrou no final da tarde. O professor e Mestre em Serviço Social Antônio Curioni, falou sobre os marcos regulatórios da Proteção Integral à Infância, Juventude e o ECA, com destaque para os princípios que fundamentam o Estatuto da Criança e do Adolescente, proteção integral, direitos fundamentais e criança como sujeito de direitos.

Abordou também, sobre os Desafios para Intervenção Interdisciplinar e Intersetorial dos Conselheiros Tutelares na garantia dos Direitos, com enfoque no papel e competências do Concelho Tutelar. Abordou, ainda, a atuação dos conselheiros diante dos desafios contemporâneos.

Lauro Santos explicou que a proposta dessa capacitação surgiu a partir de uma análise feita em cidades da região, onde observou-se a necessidade de uma melhor qualificação dos profissionais que atuam nos Conselhos Tutelares.