Psicólogos e Gestores da Política de Saúde e Assistência Social dos municípios da Amures participam na tarde desta sexta-feira (18), de encontro para discutir as condições para o exercício profissional da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social – SUAS e no Sistema Único de Saúde – SUS.
O evento no auditório da Amures mobilizou além dos profissionais da Serra Catarinense psicólogos de gestores de municípios como Caçador, Salete, Campos Novos, Ponte Alta do Norte e Vargem. Um dos focos do evento é tentar provocar o debate sobre as possibilidades de melhorias dos serviços ofertados no sistema público.
A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza falou da importância dos psicólogos no sistema público de saúde, especialmente no processo de humanização de atendimento e prevenção às doenças. Da mesma forma o assistente social da Amures Lauro Santos enfatizou o papel do psicólogo na proteção social básica e a inserção desses profissionais na política de saúde e assistência social.
Segundo Lucila de Castro Neves, agente fiscal e coordenadora técnica do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, no Brasil são mais de 20 mil psicólogos atuando em diferentes áreas da Política de Saúde e Assistência Social.
A rodada de conversa da psicologia, como é denominado o encontro mobilizou profissionais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social – Cras, Centros de Referência Especializado de Assistência Social – Crias e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop.
Os diálogos são coordenados por Ana Maria Pereira Lopes, integrante da comissão de orientação e fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina com apoio de Charles Andrade de Medeiros, da Vigilância Socioassistencial da secretaria de Assistência Social Lages.
O evento serve também para trocas de experiências e construções coletivas de propostas para a melhoria de condições ao exercício profissional ético nas políticas públicas.