Prefeitos da Serra Catarinense participam em Joinville, do XIV Congresso Catarinense de Municípios que iniciou na terça-feira (15) e segue até ao meio dia desta quinta-feira (17). A crise financeira que castiga os municípios de todo País tem sido foco das palestras e debates.
A presidente da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, disse na abertura: “Somos líderes e líderes não se escondem especialmente num momento de crise. Temos pessoas aqui, munícipes, manifestando sua insatisfação. Estamos aqui para dialogar, para pensar municípios, construir o Estado e, com certeza, fundamentar a nação”.
Da Serra Catarinense acompanham o evento, o presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor, de Correia Pinto Vânio Forster, de Lages Elizeu Mattos, de Capão Alto Luiz Freitas, de Cerro Negro Sirlei Klei Varela, além das vice-prefeitas de Bom Retiro Márcia Hemckmaier e de Capão Alto Rita Silvânia Costa. A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza e a assessora jurídica do Consórcio de Saúde Rissiane Santos Goulart também acompanham o evento.
O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, representou o governado Raimundo Colombo na abertura e justificou a ausência informando que Colombo está em Brasília tratando das dívidas do estado. Na palestra de abertura o economista e colunista Raul Velloso, PhD em economia pela Yale University e ex-secretário Nacional Adjunto de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, disse que o Brasil precisa recuperar sua capacidade de investimentos, mas para isso, precisamos reduzir a rigidez dos gastos públicos e fazer reformas, além de mudar a Constituição.