You are currently viewing Educação estruturante é defendida em diálogo com José Pacheco

Educação estruturante é defendida em diálogo com José Pacheco

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Protagonista em mais de 300 projetos na área educacional em todo Brasil, o pedagogo José Pacheco revelou na manhã desta quarta-feira, durante um diálogo com Secretários Municipais de Educação na Amures, coordenadores pedagógicos e técnicos das prefeituras que irá coordenar ano que vêm em Lages, um protótipo de educação estruturante.

Convidado do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem, para uma conversa informal sobre pensar ações futuras para melhorar a qualidade da educação na região e discutir uma consequentemente transformação social, José Pacheco apresentou dentre outros pontos, o Projeto Âncora, que serve de modelo nacional no município de Cotia, em São Paulo.

Naquele projeto, ele ajudou a criar um espaço diferenciado de aprendizado, práticas e multiplicação da cidadania, onde são atendidas mais de seis mil crianças, adolescentes e suas famílias com programas como creche, educação infantil, atividades culturais, artísticas e esportivas e cursos profissionalizantes. “As escolas vivem ainda, num modelo educacional do século XIX e esquecem que os alunos estão do século XXI. Precisamos redefinir o conceito de escola. Educação é um processo que inicia no pré-escolar e vai até a morte”, disse.

O secretário de Educação de Palmeira e presidente do Forsem Mário Rodrigues e a secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza conduziram a abertura do evento e destacaram a importância do diálogo com José Pacheco. O que ele evidenciou é que a região da Amures pode ir muito além em termos educacionais.

“Esta região tem índices de educação básica muito baixos e um dos motivos é o modelo educacional obsoleto. Mas sei que os recursos humanos existem e regiões como esta devem inverter o curso das políticas educacional trabalhado com múltiplas dimensões como segurança, saúde, locomoção e outras, porque educação tem de ser algo estruturante”, declarou José Pacheco.

Idealizador da Escola da Ponte em Portugal, José Pacheco é considerado uma referencial nacional da educação na atualidade. E procurou demonstrar ao público na Amures, de que é preciso repesar o modo como se aprende e se lhe for dada oportunidade, quer ajudar a construir em Lages um protótipo de educação que poderá ser replicado.