O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, participou da abertura do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Sul, nesta terça-feira, 13 de outubro, em Florianópolis (SC). Em discurso, ele que foi prefeito, alertou para período ainda pior no primeiro semestre de 2016 e aconselhou que os gestores municipais tomem medidas emergências e “dolorosas”.
Em relação à crise que o País vivencia, Colombo disse que se trata de um cenário grave e que desafia especialmente o setor público. Ele citou exemplos internacionais de nações que deram a volta por cima após grave crise financeira. “Vamos fazer escolhas difíceis e dolorosas. A Irlanda tomou medidas difíceis e hoje é o país que mais cresce na Europa. A Grécia fechou os olhos e deixou correr. Vamos viver um período difícil e o primeiro semestre do ano que vem vai ser ainda pior”, ressaltou.
Sobre a reivindicação dos prefeitos por um novo modelo federativo, o governador comentou: “poucas ações nos permitem adequar a esta situação que se vive. É preciso mobilização, organização e conscientização. Não conheço ninguém que seja contra a reformulação do Pacto Federativo. Os recursos estão concentrados desde a época do império. Não estamos lutando contra um governo que está lá. É um modelo cultural.”
Expor o problema
Para o governador, todo gestor precisa dizer o que as pessoas não querem ouvir. Precisa ter coragem e atitude. “Quem não tem verba, tem que ter verbo. Ninguém é burro. Você precisa colocar de forma clara para a população”, aconselhou. Colombo afirmou que o cargo de prefeito é o mais difícil, pois além da cobrança, há o fracasso de não poder fazer tudo. “Falar em Pacto é correto, mas é limitado. Não adianta apenas pedir mais à União. Ela está quebrada. O que precisa é mudar o sistema.”
Raimundo Colombo elogiou a união e o evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades municipalistas do Sul. “Tenho certeza que será uma reunião para que possamos avançar na solução daquilo que nos preocupa.”
O Diálogo Municipalista segue até a quarta-feira, 14 de outubro.
Fonte: Portal CNM