Uma nova operação de fiscalização de controle de mercadorias em trânsito foi realizada na manhã desta terça-feira (29), por auditores fiscais de Bocaina do Sul, Otacílio Costa e Policia Militar, sob coordenação do assessor do Movimento Econômico da Amures, Adilsom de Oliveira Branco. Várias irregularidades de emissão de notas fiscais de cargas foram flagradas.
A operação aconteceu primeiro numa via secundária não pavimentada, mas de grande fluxo de cargas em Otacílio Costa. Depois foi montada barreira na SC-114, onde concentrou grande parte das notificações. De acordo com Adilsom Branco, cerca de 80% das cargas irregulares não portavam documentação fiscal alguma.
O que se constatou nessa operação é que Otacílio Costa por ser um centro de processamento e transformação de matéria-prima recebe um grande volume de cargas, porém uma parcela significativa dessas cargas desvia da SC-114. “É sonegação mesmo, eles seguem rota por vias não asfaltadas para escapar das fiscalizações”, afirmou.
Tendo em vista os números crescentes de notificações especialmente de transporte de madeira, a fiscalização tende a ser intensificada em toda região da Amures. Especialmente nas microrregiões de maior fluxo de cargas. A meta dessas operações é combater a evasão fiscal e a sonegação.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana