Organizado pela Associação Orquestra Sinfônica de Lages, o Encontro de Corais realizado domingo (23) no Serrano Tênis Clube pode entrar definitivamente para o calendário de eventos de Lages. A presidente da entidade Layla Cristina de Campos disse que depende apenas da prefeitura de Lages apoiar o evento para que passe a ser realizado anualmente atraindo grupos de corais de todas as regiões de Santa Catarina.
“Temos 60 corais cadastrados só de Santa Catarina. Sem contar grupos do Rio Grande do Sul e Paraná que gostariam de vir para este evento em Lages. Dai o transformaríamos num festival com duração de três dias”, sugere a presidente da Associação Orquestra Sinfônica de Lages.
Layla de Campos tem projeto para transformar o Encontro de Corais num grande festival. Seria o único do gênero no Estado, não apenas com apresentações em clube, mas em hospitais, igrejas, escolas, asilos e casas assistenciais. Nesta primeira edição, dois corais se apresentaram na noite de sábado (22), na igreja Presbiteriana e foram aplaudidos em pé pelo público.
Além de um público de mais de 600 pessoas que participou do encontro que mobilizou 22 grupos de corais de ao menos 15 diferentes cidades, uma das grandes contribuições foi que os grupos se hospedaram na hotelaria de Lages. E esse fluxo poderia mais que dobrar com um Festival de Corais.
Acompanhado da esposa Suzana, o prefeito Toni Duarte prestigiou o encontro e em seu discurso convidou os grupos para retornarem à Lages no aniversário de 250 anos de fundação da cidade ano que vêm. Ele também defendeu que o Encontro de Corais passe a integrar o calendário de eventos da cidade.
Neste ano, o evento teve como parceiro a Amures e apoio da prefeitura de Lages. O investimento de cerca de R$ 10 mil foi bancado pela Associação Orquestra Sinfônica de Lages. Com possibilidade de um aporte financeiro maior do município para transformar o encontro em festival certamente a região toda seria beneficiada pelo evento.
Até uma viagem turística para as cidades de Nova Iorque e Las Vegas agendada para maio de 2016 foi conseguido pela organização. A agência Lagetur foi parceira neste atrativo e o sorteio saiu para Ângela Souza, de Lages.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana