O governo federal prorrogou para o dia 15 de agosto o prazo para preenchimento do Plano de Ação 2015 pelos gestores e aprovação dos Conselhos de Assistência Social.
As informações dos municípios, estados e do Distrito Federal devem estar atualizadas no Cadastro Nacional do Sistema Único da Assistência Social (CadSUAS) para garantir o controle de como as prefeituras irão utilizar os recursos repassados pelo governo federal, com as metas que estão se comprometendo a cumprir.
Dados emitidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), apontam para 355 planos de ação preenchidos pelos gestores que seguem em análise e aprovação dos conselhos e 162 planos que faltam ser preenchidos.
Para enviar o Plano de Ação acesse aqui
Capacitação
O MDS por meio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, SAGI, disponibilizou uma oficina de capacitação para orientar os gestores e Conselheiros a preencher o plano de ação. A Oficina esta disponível no link: http://aplicacoes.mds.gov.br/ead/oficinasead/login/
Mais informações
Caso o ente federado não possua acesso ao sistema, deverá entrar em contato com o MDS pelo telefone 0800 707 2003 ou e-mail: rede.suas@mds.gov.br.
O que é o Plano de Ação?
O Plano de Ação é um instrumento eletrônico de planejamento utilizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Ele ordena e garante o lançamento e validação anual das informações necessárias ao início ou à continuidade da transferência regular automática de recursos federais. Após o preenchimento das prefeituras, os conselhos municipais e estaduais precisam validar as informações do Plano de Ação. Ele não substitui o Plano Municipal ou Estadual de Assistência Social.
Fonte: Portal Federativo