A 4ª Conferência Regional dos direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (24) reuniu mais de 150 pessoas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas na Uniplac.
Com o objetivo de refletir e discutir sobre a transformação social e consequências como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.
Entre os presentes estavam a secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, o Reitor da Uniplac Luiz Carlos Pfleger e o vereador Juliano Polese.
Com a palestra denominada “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, o advogado, Alceri Chiodelli Junior falou sobre os inúmeros direitos que os idosos têm e desconhecem, citando também exemplo de grandes artistas e inventores que perpetuaram seu trabalho após a terceira idade.
Em seguida o assessor de assistência social da Amures, Lauro dos Santos conduziu o grupo para o segundo momento, onde eles foram divididos em quatro eixos temáticos.
I – Gestão (Programas, projetos, ações e serviços); II – Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); III – Participação (Política e Controle Social) e IV – Sistema de Garantia de Direitos Humanos.
De cada eixo sairão cinco propostas, totalizando 20 propostas para a conferência estadual.
A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa elegerá 23 delegados estaduais e 2 observadores, totalizando 25 pessoas para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015, o local ainda não está definido.