PREFEITURA REALIZOU CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
A Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia 24 de junho a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado no anfiteatro da escola básica Padre Theodoro Bauslchute, discutiu propostas para o atendimento das prerrogativas do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) e políticas públicas voltadas a defesa dos direitos e interesses desses grupos, que devem compor no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Participaram da conferência membros do Conselho Tutelar, Assistência Social, Poder Executivo, representantes da sociedade civil e crianças e adolescentes, já que estas representam o grupo de maior interesse das discussões. Dando início à cerimônia, compuseram a mesa de honra a assessora da secretaria de Assistência Social Patricia Mello, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Vanessa Baungarten, o vereador João Assink, a assistente social Priscila Assink. A conferência contou também com a presença do prefeito Luiz Schmuler, que sempre deu aos assuntos das crianças e dos adolescentes grande prioridade durante sua administração.
O evento teve por principal objetivo garantir a implementação da política dos direitos humanos de crianças e adolescentes a partir do fortalecimento dos conselhos, bem como promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para consolidação do principio da prioridade absoluta e proteção integral. Estas conferências são preparatórias para a escala estadual do evento que, por sua vez, tem seus assuntos levados para a conferência nacional. Durante a abertura, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Vanessa Baungarten falou sobre a importância de discussões como estas: “As conferências são uma oportunidade de a comunidade discutir assuntos que apresentam um interesse em comum. As crianças e adolescentes são parte importante da nossa civilização e por isso merecem toda atenção e cuidado”, afirma.
O vereador João Assink enfatizou sobre a necessidade de membros da Câmara Municipal voltarem sua atenção a assuntos como o ECA: “O poder legislativo tem importante parcela de responsabilidade na sociedade e, se tratando dos direitos de crianças e adolescentes, esta responsabilidade é ainda maior. Uma conferência como a que iniciamos hoje é muito importante no sentido de que mobiliza a sociedade e faz dela participante efetiva nas decisões políticas”. Para o prefeito Schmuler que marcou presença na conferência e congratulou aos organizadores pela iniciativa: “Não podemos deixar de abraçar a cada um e parabenizar à Secretaria de Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por este evento. É assim que nos preparamos para proposições mais avançadas e inteligentes. Este caminho possui uma dinâmica participativa que nos leva a muitos resultados.