Gestores convênios e assessores de projetos dos 18 municípios da Amures e das regiões do Contestado (Amurc) e Vale do Itajaí (Amavi) participam nesta quarta-feira, no auditório da Amures, de uma capacitação voltada à operacionalização do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF, módulo Transferência.
O objetivo do treinamento é qualificar os técnicos para acompanhar os processos de transferência voluntária de recursos das Secretarias de Desenvolvimento Regionais – SDR’s e da Secretaria de Estado da Fazenda. O curso é orientado pelo gerente de auditoria de recursos antecipados da Secretaria de Estado da Fazenda, César Cavalli.
Na abertura dos trabalhos às 9 horas da manhã, a secretária-executiva da Amures Iraci de Souza destacou a importância do treinamento para que as prefeituras possam acessar aos recursos de convênios sem burocracia e tanta demora. “É preocupação dos prefeitos a brevidade nas liberações de recursos e para que isso seja superado, tem de ter pessoas qualificadas desde o cadastramento da proposta até a efetiva liberação”, destacou.
O presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto Vânio Forster estava numa reunião no Ministério do Trabalho e não pode participar da abertura do curso. Segundo ele, a capacitação de técnicos dos municípios é uma dos compromissos de sua gestão e o que garantirá mais transparência e eficiência no serviço público.
A capacitação se estende até final da tarde e abordar assuntos como legislação, funcionamento de sistema, Portal SCTransferências, situação do convenente, alteração de cadastro, confecção e envio de proposta, contrapartida, prestação de contas parcial e final e dentre outros temas, alteração da transferência.