You are currently viewing 63 Cargos Comissionados da Prefeitura de São Joaquim são exonerados

63 Cargos Comissionados da Prefeitura de São Joaquim são exonerados

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

      A notícia da exoneração de 63 funcionários público da prefeitura de São Joaquim foi anunciada na manhã de hoje (27) pelo prefeito Humberto Brighenti e o vice-prefeito Uladimir Demeciano durante uma reunião extraordinária.
Estiveram presentes Secretários, Diretores e Cargos de Confiança que foram informados sobre a real situação financeira que convive o município.
A exoneração corresponde a um total de 99% dos cargos de confiança convocados pela atual administração.
Segundo Humberto Brighenti a decisão foi acolhida depois que receberam o alerta do Tribunal de Contas do Estado sobre os limites com a folha de pagamento que pela Lei da Responsabilidade Fiscal não pode ultrapassar o montante de 54% da arrecadação. “A prefeitura já beirava o limite máximo de 53,82% o que pelos cálculos e tendências deveria estourar já no mês de Junho” afirma.
Ainda é válido lembrar que a ex-prefeita Marlene Kayser da Rosa teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores, causando sua inelegibilidade por oito anos, após ultrapassar em 0,46% este limite.
Sendo assim a atual Administração exonerou seus Secretários, Diretores e Cargos Comissionados dando uma folga na folha de pagamento no valor 144.000 o que equivale a 5% a menos de impacto no limite da folha de pagamento.

E a Prefeitura como fica?

É praticamente impossível manter um órgão da alta complexidade como é a prefeitura sem alguns cargos essenciais, por isso o Prefeito pediu para que alguns funcionários contribuíssem gratuitamente com seus serviços pelo período de 60 dias.
Humberto aponta o demonstrativo do valor que as demissões representam em economia para o município
Em agosto uma nova folga se abrirá na folha de pagamento com a dispensa de cerca de 150 ACT’S e os funcionários dispensados poderão ter a chance de retornar ao funcionalismo público.
Porém a chamada dos funcionários que deverão se disponibilizar para contribuírem gratuitamente com seus serviços pelo período de 60 dias se dará nesta segunda-feira (01) por escolha do próprio prefeito que definirá quais os cargos essenciais deverão ser novamente chamados, mesmo que sem remuneração.
“Já era para nós termos adotado essa medida no mês de novembro do ano passado, mas achávamos que a arrecadação iria melhorar, mas não melhorou. Atingimos agora o limite máximo e não dá mais para sustentar. Agradeço a todos pelo empenho dedicado” comentou o vice-prefeito Uladimir Demeciano.
“Estamos vivendo uma grande crise e não houve e não há uma outra saída” Finalizou o prefeito Humberto Brighenti
A Prefeitura conta hoje com 928 funcionários públicos, sendo que cerca de 520 são funcionários de Educação e 64 Cargos Comissionados, das quais 99% foram exonerados.


Informações: São Joaquim online