Correia Pinto ficou na 5ª colocação no ranking da transparência no Brasil, isto quer dizer que o município está entre as cinco cidades que mais fornece acesso às informações a população sobre os gastos públicos.
O ranking é resultado de um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 492 municípios brasileiros, no que se refere à transparência pública. A pesquisa, chamada de Escala Brasil Transparente (EBT), foi divulgado na sexta-feira, em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação.
A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41(I) da Lei nº 12.527/2011, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013.
A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Sua versão 1.0 concentra-se na transparência passiva, sendo essa vertente escolhida pela ausência de métricas de avaliação que contemplem essa nova obrigação advinda da Lei nº 12.527/2011.
O diferencial da métrica adotada pela CGU é a abordagem de verificação de efetividade da LAI, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação sobre diversas áreas de governo.
A CGU pretende, com a EBT, aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.
A 1ª colocada no ranking também é uma pequena cidade catarinense, Apiúna ficou em primeiro lugar, ainda entre as 10 mais bem colocadas aprecem outras duas cidades do estado, Frei Rogério e Imbituba.
Confira os dados no site da CGU:
http://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=2