Nesta quinta-feira (07) voltou a gear, completando 15 dias com gelo no topo da Serra Catarinense.
Em São Joaquim a Clima terra registrou temperatura mínima de 0,3º C negativos na relva. Apesar do frio o amanhecer foi ensolarado no município e às 7 horas os termômetros já marcavam 4,1ºC. Em Bom Jardim fez mínima de 3,6º. Segundo a Climatempo, a umidade que chega do mar deixa o céu com muita nebulosidade do sul do Rio Grande do Sul ao leste do Paraná. Tem previsão de chuva a qualquer hora no leste de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas do Sul faz sol e tempo seco e a temperatura segue em queda.
Para esta sexta-feira (08) a previsão é de sol entre nuvens no leste da região Sul, com chuva que vai e volta. Nas demais áreas fará sol o dia todo. Na madrugada e à noite faz frio nos trechos de Serra.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/Epagri) indica que o trimestre abril, maio e junho terá temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina. No entanto, ondas de frio vão chegar ao Estado, porém com curta duração. Ainda de acordo com o Ciram, este ano os períodos de frio devem ser intercalados por períodos mais quentes.
A situação é característica do outono, que tem noites e madrugadas mais frias devido à frequência das massas de ar frio e seco, refletindo em temperaturas mínimas mais baixas.
No decorrer de maio, as ondas de frio chegam mais intensas a Santa Catarina, com geadas generalizadas em todas as regiões catarinenses e, possibilidade de neve, principalmente, na Serra Catarinense, em maio e junho. Mesmo assim, eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30ºC) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.
Outra característica do outono são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã e a grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima), ou seja, o dia começa com temperaturas mais baixas e durante a tarde, com a presença do sol, a temperatura sobe e faz calor.
Fonte: CL+