Como aumentar os índices produtivos da pecuária de corte e a rentabilidade das propriedades, para agregar valor ao boi deixando de vender animais vivos e oferecer carne de qualidade diretamente ao consumidor? Estas dúvidas trouxeram 45 produtores das cidades de Criciúma, Cocal do Sul, Braço do Norte, Nova Veneza e Orleans, para uma visita técnica ao município de Lages e São José do Cerrito, para conhecer os Projetos Redes de Propriedades de Referência Tecnológicas (REPROTEC) e Aliança Campos das Tropas. São projetos desenvolvidos na Região Serrana em parceria com Associação Rural de Lages, Epagri e FAPESC, e visam aumentar a produção de terneiros de qualidade até a terminação de bovinos, aumentando a rentabilidade das propriedades. Os projetos buscam fomentar o potencial produtivo e a vocação cultural do serrano para a pecuária, transformando-a em uma atividade sustentável, e promotora do desenvolvimento regional e o aumento da oferta de carne em Santa Catarina.
A visita aconteceu na manhã do último dia 31 de março com explanações na Estação Experimental de Lages, os resultados do Campo das Tropas, a visão do frigorífico Frigofox na aliança ficou a cargo de Caroline Ramos e Fabrício Gubua, respectivamente. Na parte da tarde os produtores visitaram a Estância Schneider em São José do Cerrito, propriedade que compõe o REPROTEC, para conhecer o manejo da propriedade que trabalha em ciclo completo, a cargo dos coordenadores Cassiano Eduardo Pinto e Newton Borges da Costa Jr., da Epagri. A finalização da visita foi no Supermercado Martendal com depoimentos do parceiro comercial.
Os resultados obtidos em mais de 40 meses de execução do projeto mostram que é possível dobrar a produção de terneiros nas propriedades dedicadas à cria, produzir mais de 550 kg de peso vivo/ha de novilhos. Abatendo animais ao sobreano com qualidade de acabamento, maciez, suculência, e constância de oferta de carne no mercado consumidor. Estes resultados trouxeram visitantes para conhecer os exemplos de sucesso que pode ser implantado nas demais regiões de Santa Catarina.
Fonte: Epagri/Estação Experimental de Lages