A chuva que começou na madrugada deste domingo, 1°, não alterou a programação na abertura da Semana da Pátria, em Bocaina do Sul. Diversas atividades previstas para acontecer durante todo dia foram canceladas em função do tempo instável. No entanto, a solenidade oficial de início das atividades foi mantida. Com o tema “A independência é construída a cada dia com uma educação melhor”, a pira foi acesa pelos alunos das escolas Ana Valquíria de Souza ,João Walter e Padre Theodoro.
Até o dia 6 de setembro, o fogo simbólico permanece sob vigília da comissão organizadora,formada por alunos da escolas do município. Todos as manhãs, a chama será para a frente do paço municipal de Bocaina do Sul, retornando no final do dia para a escola Padre Theodoro Baulschute. No feriado do dia 7, a chama será conduzida para a avenida João Assink, onde acontece o desfile cívico. Até agora, de acordo com a senhora Patrícia Melo assessor responsável pela a Secretaria Municipal de Educação, 8 entidades estão inscritas para participar do evento, que começa as 14 horas do próximo sábado.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Luiz Carlos Schmuler e da secretaria de administração Regiane Goedert, os quais hastearam os pavilhões nacional e do estado, sendo que o pavilhão municipal foi hasteado pela assessora da secretaria de educação Patrícia Melo.