Senar/SC qualifica famílias rurais com treinamentos gratuitos no Estado
Conservas de hortaliças e temperos, inseminação artificial em bovinos, artesanato com pintura, aumento da produtividade do mel e aproveitamento integral de alimentos. Estes são alguns dos 425 treinamentos gratuitos disponibilizados neste mês de agosto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A meta é beneficiar aproximadamente 6.800 produtores rurais de todo o território catarinense.
Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado estão o de cortes, assados e empanados de frango em Schroeder, de identificação e seleção de oportunidades de negócios em Garuva, operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em São João do Itaperiu, de produção caseira de massas para congelamento em Araquari e produção caseira de pães e biscoitos em Balneário Barra do Sul.
Na serra catarinense estão previstas as capacitações de acolhida do meio rural em Bom Retiro, de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Bocaina do Sul, de floricultura em Correia Pinto, de artesanato com pintura em Palmeira e de queijos e industrialização de soro em Ponte Alta.
A região do meio oeste contará com os cursos de reformas e pequenas costuras em Treze Tílias, de preparação do fio para tecelagem em Macieira, de gestão ambiental em propriedades rurais em Caçador e de educação ambiental em Brunopólis. No oeste, entre os treinamentos estão os de implantação e manejo de pastagens em Peritiba, programa 5S em Irani, de criação de bezerras e novilhas em Passos Maia, de cultivo protegido de hortaliças e de aumento da produtividade do mel em Seara.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que a missão da entidade é desenvolver ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), contribuindo para profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
fonte: blog revista expressiva