You are currently viewing Governo Federal e Estadual reforçam parcerias para ações em SC

Governo Federal e Estadual reforçam parcerias para ações em SC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     O governador Raimundo Colombo foi recebido nesta terça-feira, 20, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff para a primeira reunião entre os dois após a reeleição de ambos em outubro passado. Acompanhado por comitiva catarinense, Colombo apresentou um balanço de obras realizadas em Santa Catarina em parceria com o governo federal e reforçou o pedido de concessão do aeroporto de Florianópolis para a iniciativa privada, tendo sinalização positiva por parte da presidente.
“Apresentamos o andamento, com fotografias e documentos, de obras como a duplicação da BR-470, da BR-280, da construção da Ponte de Laguna, da BR-101 e outras ações estaduais. Temos contratos com o Banco do Brasil e o BNDES envolvendo estas obras e reforçamos a importância da agilidade no repasse desses recursos. Mas tudo está andando bem e a nossa conversa foi no sentido de garantir essa continuidade e até acelerar”, afirmou Colombo.
Sobre a situação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, a ideia de concessão para a iniciativa privada já havia sido discutida nesta segunda-feira, 19, com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Lemos Padilha. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, acompanhou os encontros com o ministro Padilha e com a presidente Dilma, e também defendeu a ideia, propondo que a empresa privada que assumir o aeroporto tenha o compromisso de dar continuidade ao atual projeto de ampliação do terminal de passageiros.
O governador Colombo está confiante no apoio do governo federal para a concessão. “Entendemos que a entrega do aeroporto para a iniciativa privada vai dar agilidade para as obras de ampliação. A atual empresa responsável está atrasada e não temos mais como esperar. No ano passado, o aeroporto recebeu mais de 4 milhões de passageiros. A atual situação é um obstáculo para o nosso desenvolvimento, principalmente na questão do turismo. O governo federal vê com bons olhos a parceria com a iniciativa privada e vai tratar dessa questão com prioridade nos próximos dias, para encaminhar essa proposta. A presidente Dilma também acha que esse é o caminho e se comprometeu em ajudar”, destacou.
Na parte da tarde, a comitiva catarinense também participou de audiências com os novos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e das Cidades, Gilberto Kassab. Também participaram dos encontros, entre outras autoridades, os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner; os secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli; a secretária adjunta da Articulação Nacional, Lourdes Martini; e o prefeito de Joinville, Udo Döhler.
A proposta foi apresentar projetos em andamento ou em estudo que são prioridades para Santa Catarina, como o pacote de prevenção às cheias. No ministério das Cidades, a nova equipe do governo federal apresentou programas em áreas como desenvolvimento urbano, saneamento básico e habitação. O ministro Kassab ficou de visitar Santa Catarina nas próximas semanas para consolidar propostas debatidas na audiência desta terça.
“Temos alguns setores importantes para a parceria. O saneamento básico é um grande desafio para Santa Catarina, temos grandes ações em curso, mas que poderão ser aceleradas com a presença do ministro Kassab e o interesse da presidente Dilma. A questão da mobilidade urbana é outro grande ponto que preocupa os polos regionais catarinenses. E também temos projetos em curso nesse sentido que vão poder melhorar bastante a vida das comunidades de Santa Catarina”, explicou Colombo.


Fonte: SECOM