Uma forte tempestade de granizo atingiu a região leste e sudeste do município de São Joaquim provocando um grande rastro de destruição nas lavouras e pomares de maçã.
Eram por volta dás 16h30min desta última segunda-feira (08) quando uma avantajada tempestade se deslocou do Estado do Rio Grande do Sul e ganhou forças ao chegar na Serra Catarinense se transformando em uma tempestade de granizo. As temerárias nuvens escurecidas com tons azuis trouxeram o que os agricultores menos esperavam, ou seja a danosa chuva de granizo atingindo as localidades de Despraiado e Luizinho.
A localidade do Luizinho é a maior produtora de maçã do município de São Joaquim, por isso a grande preocupação com as áreas afetadas.
Segundo os produtores a tempestade adentrou em forma de redemoinho e as telas de proteção antigranizo não suportaram o impacto e o peso das pedras de gelo fazendo com que a produção de maçã para a safra 2015 fossem atingidas em cheio.
Segundo o produtor Valdinei da Silva Selane da localidade do Luizinho (próximo a sublocalidade da “Seis”) teve toda sua produção de 3ha afetada e até mesmo as que estavam embaixo da tela. “Eu estava no pomar na hora da chuva então corri e me abriguei em uma casinha (ainda dentro do pomar), a chuva desceu por trás de um morro e impactou fortemente no pomar. Tentei abrir a porta, mas o vento empurrou de volta, o próprio vento não deixava eu sair para fora. As telas começaram a arrebentar, outras a baixar. O elástico da tela trabalhou bastante, senão seriam arrancadas com postes e tudo Achei que iria acabar o mundo.” Declarou Valdinei.
De acordo com o Climaterra a temperatura baixou de 28° para 18° em apenas uma hora. Além disso os modelos do radar do Morro da Igreja indicavam uma forte precipitação no local. A previsão do tempo ainda indica novas ocorrências de granizo para esta semana.
Fonte: São Joaquim online