You are currently viewing Inicia o processo de organização de catadores de resíduos da região da Amures

Inicia o processo de organização de catadores de resíduos da região da Amures

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     Catadores de materiais recicláveis de toda Serra Catarinense estão reunidos no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac durante todo dia nesta sexta-feira (21), no Primeiro Encontro Regional de Catadores de Resíduos Recicláveis. Focados na mobilização e organização com vistas a formar associações ou cooperativas, eles estão recebendo orientações pela equipe do Consórcio Serra Catarinense (Cisama).
O encontro iniciou às 9 horas e se estende até final da tarde com participação de cerca de cem pessoas. O evento é mais uma das etapas para a implementação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), na região da Amures. Audiências públicas locais e regionais já foram realizadas e o assunto vem sendo debatido exaustivamente, em consonância com o Ministério Público.
A primeira palestra desta sexta-feira, foi do professor da Universidade de Chapecó (UnoChapecó), Carlos Eduardo Arns (o Tchê), coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Ele fez um relato das experiências neste campo de trabalho no Oeste e discorreu sobre pontos da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O evento conta com participação do coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP-UNIPLAC), Geraldo Augusto Locks, representantes da Comissão Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Dorival dos Santos e Alex Cardoso respectivamente e do Coordenador de Extensão e Apoio Comunitário da Uniplac, Carlos Roberto Bertaiolli
Para o diretor-executivo do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori o que está se construindo é uma nova forma de gerir os resíduos sólidos dos municípios. Ele agradeceu o empenho de todos e destacou que os prefeitos têm sido parceiros desta proposta que visa acima da questão econômica, a valorização do cidadão e a sustentabilidade ambiental.

Plano de Resíduos Sólidos

Homens e mulheres de todas as idades têm participado dos debates para a implantação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A ação tem como metas implantar cinco aterros sanitários de pequeno porte em pontos estratégicos da região. Preveem, ainda, pontos de entrega voluntária, unidades de triagem de resíduos, local apropriado para disposição de resíduos da saúde.
O projeto terá também, cinco pátios de compostagem e dentre outras ações, visa desenvolver e adequar continuamente um servidor com banco de dados através de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para gestão remota de resíduos. O encontro desta sexta-feira serve para troca de informações e experiências para que os catadores de resíduos estejam organizados juridicamente a partir de 2015.