You are currently viewing Mutirão de limpeza intensificado após a tempestade

Mutirão de limpeza intensificado após a tempestade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

      Passadas duas semanas desde o 13 de outubro, quando ocorreu o maior temporal de granizo das últimas décadas, marcando lageanos e serranos que ainda sofrem com os transtornos e o rastro de destruição em residências, empresas e órgãos públicos, a cidade começa a respirar ares de renovação.
O trabalho de distribuição de telhas aos atingidos encaminha-se para a fase final, beneficiando grande número de pessoas carentes. O desafio, a partir de agora, conforme o prefeito Elizeu Mattos, é elevar a autoestima da população e devolver à comunidade uma cidade limpa e bonita, como antes da intempérie.

Lages limpa e florida

A limpeza, que já vem ocorrendo desde o dia seguinte ao temporal, será intensificada nesta semana e segue até que toda a área urbana seja atendida. Dezenas de novos funcionários estão sendo contratados para reforçar as equipes da Secretaria de Meio Ambiente. “Nossas atenções primeiramente estavam concentradas na parte de distribuição de telhas, que exigiu grande esforço das nossas equipes. A partir de agora estaremos focados na limpeza pública, amenizando este cenário de destruição que percebemos pelas ruas”, diz o secretário Mushue Hampel.
Serão realizados serviços de recolhimento de entulhos e telhas quebradas que foram deixados pelos moradores em praticamente todas as ruas dos bairros atingidos. “O material foi depositado em frente às residências e dão um aspecto feio e deprimente à cidade. Queremos tirar esta má impressão e voltar a ser uma Lages limpa e florida, como antes”, comenta o prefeito Elizeu Mattos.

Destino dos entulhos

Todos os colaboradores serão munidos de equipamentos de segurança, como luvas e botas, considerando que os resíduos das telhas de amianto são altamente poluentes e cancerígenos. Os entulhos terão destinação correta, sendo depositados em um terreno da prefeitura, localizado atrás do aeroporto federal de Lages, onde serão soterrados, conforme orientação do Ministério Público e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
Também serão executadas roçadas, pinturas de meios-fios e faixas de pedestres e jardinagem nos canteiros centrais de ruas e avenidas. A Secretaria de Infraestrutura será parceira do mutirão, disponibilizando caçambas e equipamentos. A operação tapa-buraco e limpeza de bocas-de-lobo também retornarão com força total, conforme explica o secretário Benjamin Schultz.

Dia D

A previsão é de que o processo se estenda até o fim do ano, mas a situação será amenizada em até no máximo 30 dias. Está sendo programado ainda o Dia D para o recolhimento de materiais pela cidade.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Lages