Vinte dias depois do presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti entregar ao vice-presidente da República Michel Temer pedido de criação de uma unidade da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur) em Lages, o prefeito Elizeu Mattos reforçou o pedido nesta segunda-feira em Florianópolis, reunião com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda.
O chefe de gabinete da presidência da Caixa Econômica Federal, ex-deputado Vânio dos Santos foi quem agendou o encontro. “Somos gratos ao prefeito Elizeu porque a criação de uma Gidur na região atenderá não apenas a Amures, mas também outras três associações de municípios num universo de mais de 600 mil pessoas”, ponderou Edelvânio Topanoti.
O futuro órgão vinculado à Superintendência da Caixa Econômica em Criciúma poderá agilizar as medições e fiscalizações de obras federais nesta região. “Um dos entraves no andamento das obras hoje é que não há pessoal suficiente para atender a demanda de contratos que a Caixa tem com os municípios”, explicou Topanoti. Ele observa, ainda, que todos os atendimentos da Gidur estão concentrados em Criciúma, onde são atendidos 62 municípios.
O documento entregue ao presidente da Caixa tem assinatura dos 18 prefeitos da Amures e se constitui uma antiga reivindicação. Uma cópia foi entregue também ao ex-deputado Antônio Ceron para ser levado ao governo Raimundo Colombo que se comprometeu em pressionar o governo federal pela criação da Gidur na região serrana.