You are currently viewing Prefeitos pedem apoio do governador para criar Gidur na Serra Catarinense

Prefeitos pedem apoio do governador para criar Gidur na Serra Catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     O presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti entregou ao ex-deputado Antônio Ceron nesta sexta-feira (19), ofício que será levado ao governador Raimundo Colombo solicitando apoio para implantação em Lages, de uma unidade da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur), órgão vinculado à Superintendência da Caixa Econômica.
O documento já tem assinatura dos 18 prefeitos e com apoio do governador, a expectativa é sensibilizar a chefia da Caixa Econômica para criar a estrutura da Gidur na Serra Catarinense. Pelo que explicou o prefeito, hoje a todos os atendimentos da Gidur estão concentrados em Criciúma, onde são atendidos 62 municípios. E a distância da Serra Catarinense é um fator que dificulta o trabalho dos municípios.
“Nossa proposta é que além dos dezoito municípios pertencentes a Amures, os municípios da Associação dos Municípios da Região do Contestado – AMURC; da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC, façam parte da nova estrutura da Gidur”, explicou Topanoti.
Com isso se criaria uma regional com 27,8 mil quilômetros quadrados, correspondente a 29,21% do território catarinense. Nesta regional haverá uma população estimada em 610 mil habitantes, correspondente a 9,87% da população de Santa Catarina. O documento deverá ser assinado pelo governador para ser entregue pelos prefeitos à direção da Caixa Econômica, ainda em outubro.
A Gidur é responsável pela fiscalização de todas as obras federais além de responder pelos convênios e contratos com unidades do governo federal.