No seminário realizado no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, foram apresentadas as ações que estão sendo realizadas nos municípios para a implantação dos Planos de Resíduos. O coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos, Dorival Rodrigues falou da importância de um plano integrado e como os catadores de toda região podem ser beneficiados.
Foi discutido também, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) pode fomentar os projetos relacionados aos catadores e sobre a importância de se obter um projeto com inclusão social, valorização do trabalho do catador e que garanta melhores condições de vida e trabalho aos catadores.
O diretor-executivo do Cisama, Selênio Sartori disse que a proposta do plano que está sendo construído é de solução coletiva do problema e com participação dos catadores. "Neste momento estamos trabalhando a minuta de uma Lei Municipal para que seja aprovada nas Câmaras de Vereadores, o plano integrado de resíduos e a participação dos catadores é fundamental nesse processo", destacou Sartori.
O professor Everton Skoronski, que coordena a construção do plano de resíduos lembrou que, mesmo já existindo uma lei nacional que proíbe a existência de lixões, ainda existem no Brasil mais de 1.700 lixões a céu aberto, o que não é o caso da região. E apresentou aos participantes do seminário, a proposta de destinação de todos os tipos de resíduos a partir do plano integrado que está sendo trabalhado.