O prefeito de Bom Jardim da Serra e Presidente da Amures, Edelvânio Topanoti participou do evento. "Nossa região é em grande parte formada de pequenas propriedades rurais, e por isso devemos discutir sobre a importância da agricultura familiar" comentou Edelvânio.
O candidato ao cargo de Governo do Estado de Santa Catarina Claudio Vignatti (PT) também acompanhou o evento.
O encontro foi organizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Movimento Sem Terra, Cooperativas da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária e Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária.
Eles falaram da importância do Programa de Aquisição de Alimentos e o mercado institucional que garante que o governo autorize a compra de alimentos através de escolas, assistência social e igrejas, como forma de atender a população menos favorecida.
A agricultura familiar e camponesa hoje produz 70% da comida que vai para a mesa da população estado em apenas 24% das terras, segundo dados dos organizadores. Em contra partida, o agronegócio tem 76% das terras e uma produção de 30% dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores.
Esses são dos dados constavam inclusive em folder que traz como título "Programa de Aquisição de Alimentos, Garante Segurança Alimentar" entregue aos participantes do evento. Em Santa Catarina são mais de 960 famílias que participam do PAA.