Acompanharam a abertura dos trabalhos, prefeito de Bom Jardim da Serra e presidente da Amures Edelvânio Topanoti, prefeito de Palmeira e vice-presidente da Amures, José Valdori Hemkemaier, Secretária-executiva da Amures Iraci Vieira de Souza e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori.
O engenheiro florestal André Buck apresentou os trabalhos de finalização do Georreferenciamento realizado nas áreas de preservação permanente e o processo de recuperação das nascentes até o ponto de capitação. A apresentação dos seminários realizados na região mostrou a adesão da população ao projeto, nas reuniões e visitas a campo.
A bióloga Nádia Boff falou sobre as melhorias encontradas nessa etapa do projeto. "As prefeituras e professores abraçaram a causa e os proprietários viram a importância da preservação" comentou. Além do certificado de participação, os participantes receberam um kit composto dentre outros produtos, por microscópio óptico e uma máquina fotográfica que ficarão nas escolas municipais para uso dos alunos e professos.
Para o presidente da Amures, esse projeto é de grande importância pela conscientização que traz às pessoas, principalmente pela participação das crianças, que representam o futuro. O material doado foi adquirido com auxilio do Fundo de Bens Lesados, BAESA e Amures.