Discutir com prefeitos representantes de Associações de Municípios lindeiros da BR-116, situações pontuais como sinalização, lombadas, acessos, canteiros de estacionamento, ilhas de segurança e dentre outros assuntos, em que as parcerias entre a Autopista Planalto Sul e as prefeituras podem melhorar. Foi o motivo de reunião na manhã desta quinta-feira na sede da Amures, com a Superintendência da concessionária.
O prefeito de Correis Pinto Vânio Forster, nomeado pelo presidente da Amures prefeito Edelvânio Topanoti para representar os demais prefeitos nos assuntos referentes a Autopista, falou em nome dos prefeitos de Capão Alto, Lages e Ponte Alta. A prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind defendeu os pleitos dos prefeitos da região do Contestado (Amurc).
Um dos encaminhamentos foi sobre o fechamento das áreas de estacionamento no perímetro urbano de Correia Pinto, que estão na faixa de domínio da concessionária. Há possibilidade de implantação de passeios públicos e urbanização nas duas marginais da rodovia. A proposta está em estudo pela Autopista.
O diretor superintendente da concessionária Antônio César Sass esclareceu aos prefeitos que, por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está proibido fornecer o asfalto fresado aos municípios para os casos de melhorias de marginais de chão batido. Diante disso será produzido um documento pelas associações de municípios e pressionado a ANTT a autorizar a Autopista a liberar o asfalto fresado às prefeituras.
Questões como a iluminação, drenagem nos trevos, aterros, coleta de lixo doméstico nas margens da rodovia, lombadas físicas e melhorias de sinalização também entraram na pauta de discussões. Os engenheiros da Autopista Marcos Dutra e Marcos Santana participaram da reunião, além da Secretária-Executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza.