Em sua segunda etapa, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) levará 18 mil máquinas aos municípios brasileiros com até 50 mil habitantes ou em situação de emergência até o final de maio. No programa "Bom Dia, Ministro", que foi ao ar nesta quinta-feira (24), Miguel Rossetto, ministro do Desenvolvimento Agrário, destacou a importância dessa entrega de equipamentos.
O ministro afirmou que ao total, 5.061 municípios serão beneficiados com a aquisição dessas máquinas. O kit de equipamentos do PAC 2 é composto por retroescavadeira, caminhão-caçamba e motoniveladora. Cidades localizadas no semiárido e na região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) recebem também, pás carregadeiras e caminhões-pipa.
O investimento feito pelo Governo chega a R$ 5 bilhões de reais. Rossetto ressaltou que o foco do Programa é dar suporte aos municípios. "Antes, os prefeitos gastavam muito na aquisição de máquinas, e eram máquinas velhas, com 20 ou 30 anos. Assim, gastavam absurdos com a manutenção", explicou.
O ministro falou sobre a importância da reestruturação de estradas vicinais nos municípios que possuem sua renda baseada na agropecuária, pois com boas estradas os prefeitos têm condições de melhorar o tráfico em suas cidades e dessa forma estimular a agropecuária.
PAC 3
Rossetto também adiantou que para a terceira etapa do Programa e Aceleração do Crescimento – com previsão de início já para agosto – uma das pautas que está em avaliação é a aquisição de máquinas que possam melhorar a capacidade de perfuração de poços.
Fonte: Portal Federativo