O município de Anita Garibaldi realiza desde o dia 17 de fevereiro reformas e construção em unidades básicas de saúde (UBS). As sedes localizadas no bairro Borges e no distrito da Lagoa da Estiva passam por reestruturações, enquanto uma nova unidade é construída no bairro Copercampos. O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento e aperfeiçoar os serviços de saúde do município, além de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais atuantes na área.
Ao todo são R$ 911.740,65 aplicados nas estruturas a fim de atender aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Para alavancar este recurso um projeto foi elaborado e encaminhado pela prefeitura anitense ao Ministério da Saúde, pelo Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), que disponibilizou parte dessa quantia, sendo que a administração municipal entrou com contrapartida de R$ 47.486,25.
Anita Garibaldi que contava com uma unidade de saúde central e outra no interior, a partir de outubro de 2014 terá três locais de atendimento à população. Este é o prazo para a conclusão das obras.
Segundo o secretário de saúde de Anita Garibaldi, Antônio Duarte Figueiró, os serviços que eram oferecidos nas unidades permanecerão os mesmos, inclusive os horários. "Os padrões de atendimento serão os mesmos, mas com mais qualidade proporcionada pelas novas instalações e equipamentos", disse o secretário.
Na unidade central, localizada no bairro Borges, a reforma prevê o aumento das salas e uma melhor divisão dos departamentos. O mesmo acontece na UBS da Lagoa da Estiva, que terá readequação dos serviços e na nova unidade no bairro Coopercampos, que será construída a partir de projeto elaborado pelo Ministério da Saúde, atendendo as exigências da Vigilância Sanitária.
De acordo com o prefeito municipal, Ivonir Fernandes, a intenção é propiciar qualidade em toda a estrutura da saúde. "Enquanto as novas UBS estão em reforma e construção, estamos buscando juntos aos Deputados Estaduais e Federais, novos recursos para a aquisição dos equipamentos, para que a reforma na saúde seja completa", destacou o prefeito, que lembrou também: "estas obras estão sendo executadas com recursos do Governo Federal, alavancados nas idas à Brasília, através do apoio do Gabinete do Deputado Federal Décio Lima ( PT), a quem temos muito o que agradecer", concluiu Ivonir.
Fonte: Correio dos Lagos