A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) estará solidária com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e as demais Associações de Municípios de Santa Catarina, no ato de protesto da campanha "Viva o seu Município", que acontece nesta sexta-feira (11), em todo Brasil.
Em todas as capitais brasileiras estão previstas manifestações que indicam as dificuldades financeiras que passam as prefeituras. A orientação é que os serviços essenciais não deverão ser paralisados. "É importante esse momento porque se trata de um Dia Cívico, de manifestações pacíficas que revelam o momento delicado porque passam as prefeituras de todo País", declarou o presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti.
Ele determinou que seja fechada a prefeitura nesta sexta-feira, em apoio às manifestações. Também no município de Urupema, o prefeito Amarildo Gaio decretou ponto facultativo e serão distribuídos panfletos sobre as dificuldades financeiras das prefeituras.
O presidente da Amures integrará o grupo de prefeitos que compõe o Conselho Político da Fecam que farão mobilização a partir das 10 horas desta sexta-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Na oportunidade apresentarão a pauta municipalista que contempla dentre outras questões aumento em 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fim das desonerações do IPI sobre as parcelas dos municípios e encontro de contas das dívidas previdenciárias entre União e municípios.
Também está programada no ato da Assembleia Legislativa, uma coletiva de imprensa quando serão detalhadas as reivindicações dos municípios pelo presidente da Fecam, Hugo Lembeck.