You are currently viewing Planos Municipais de Educação em debate na Amures

Planos Municipais de Educação em debate na Amures

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Secretários municipais de Educação e técnicos das prefeituras dos 18 municípios da Amures estão em Lages para de encontro com vistas à adequação e elaboração dos Planos Municipais de Educação. O treinamento no auditório da Amures iniciou na manhã desta segunda-feira e vai até à tarde de terça. O foco do evento são eixos temáticos como planejando da educação para próxima década; democratização, mobilização e etapas, um percurso técnico-político a ser seguido e alinhamento de metas.
A secretária-executiva da Amures Iraci Viera de Souza recepcionou a Secretária de Estado Adjunto da Educação Elza Moretto, que defendeu que as ações sejam efetivadas de forma colegiada. Ela elogiou as ações do Fórum Regional de Secretários e destacou que "os Planos Municipais têm de estar alinhados com as ações consolidadas, com as ações futuras e sintonizados com o Plano Nacional de Educação".
Para a Secretária de Educação de Lages Marimília Coelho, a construção de propostas de forma colegiada é muito mais difícil. "Mas estimula ao crescimento porque há troca de informações. Não estamos aqui construindo planos das secretarias de educação, mas planos para os municípios e articular os segmentos desde a educação infantil até o ensino superior é o grande desafio", comentou.
Os avaliadores educacionais pelo Ministério da Educação, Édna Corrêa Batistotti, Vânia Cristina Machado Coelho e João Carlos da Gama conduzem os trabalhos nesses dois dias, permeando assuntos como etapas e cronograma para elaboração dos planos e dentre outros assuntos, o financiamento da educação.
Presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação, Mário Henrique Rodrigues reiterou que os planos de educação não podem ser unificados, mas integrados. E que usarão o Plano Estadual para nortear ou adequar às futuras proposta.
Dentro da proposta de melhoria do transporte escolar, Iraci de Souza pediu aos secretários que encaminhem para a Amures, as demandas e reivindicações que serão pontuadas para um encontro com dirigentes do governo do Estado. A proposta é definir até meados deste ano, as ações do transporte escolar de 2015.