Depois de uma paralisação de praticamente seis meses por problema de convênio, a construção da ponte de concreto sobre o rio Canoas, na localidade de Serro Baio foi retomada esta semana. O prefeito Ademar de Bona Sartor acertou direto com o governador Raimundo Colombo a alteração do convênio que antes era através da Secretária de Estado de Infraestrutura e passou a ser gerido pelo Fundo Social.
Com isso a obra foi retomada e a previsão é que em dois meses a ponte já esteja dando passagem. Com 52 metros de extensão e largura de cinco metros, a ponte custará R$ 665 mil. A construção só está sendo possível porque a prefeitura bancou contrapartida de R$ 240 mil. "A nossa parte sempre esteve depositada e a disposição. O problema foi a troca da modalidade de convênio que demorou demais. Mas agora tudo está resolvido", afirma o prefeito.
Ele esteve pessoalmente na localidade de Serro Baio com a equipe de engenharia da prefeitura acompanhando esta semana o descarregamento das estruturas de tabuleiro pré-fabricado. A ponte terá numa extremidade nove metros de altura e em outra, oito metros o que garantirá a passagem dos usuários pelo local com segurança. Um dos problemas da ponte antiga é que era muito baixa e qualquer chuva transbordava.
Agricultores com vocação na produção de leite, fumo e fruticultura serão os grandes beneficiados pela nova ponte. Além do transporte escolar. O contrato entre prefeitura e
Estado prevê a conclusão para até final de 2014. Mas por determinação do prefeito a ponte estará pronta bem antes para atender os moradores daquela região de Rio Rufino.