O projeto Porteira Adentro, da Secretaria de Agricultura e Pesca, oferecerá aos agricultores e pecuaristas um conjunto de serviços para melhorar a infraestrutura das propriedades rurais. De acordo com a proposta, a Patrulha Rural poderá realizar, em regime de parceira, melhorias no interior das fazendas – recuperação de estradas, construção de açudes e bebedouros de água para o gado.
Segundo o secretário Moisés Savian, a Procuradoria-Geral do Município está analisando os aspectos legais do projeto para elaborar um parecer, que deve ser encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores no início de abril. Esse documento estará respaldado por diversas leis de caráter municipal, que autorizam ações do poder executivo no interior de propriedades rurais, além de uma proposta do Ministério da Pesca que obteve parecer favorável da Advocacia-Geral da União (AGU).
Para a execução do Porteira Adentro, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, dois tratores com potência de 170 cavalos e dois implementos agrícolas (plainas). Na avaliação do secretário, com essas ferramentas a administração municipal poderá atender, com maior eficiência, as demandas da população rural, ao mesmo tempo em que contribuirá para tornar mais ágil o escoamento da produção agrícola e pecuária.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Lages