Meio Ambiente inicia limpeza do Tanque

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     Alusivo ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos deu início hoje (17) ao mês de atividades relacionadas ao tema. Dentro da programação estão palestras nas escolas com a bióloga Michele Pelozzato e a limpeza do Tanque da praça Jonas Ramos.
Será realizada uma megaoperação em conjunto com a Defesa Civil, quando será esgotada toda a água no lago, retirando o lodo e removido os peixes, que serão acondicionados em caixas especiais com oxigenação e transportados até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem um ponto específico para este tipo de ação, abrigando os peixes provisoriamente.
Enquanto os peixes aguardam no Instituto, será feita a limpeza total do fundo do lago, iniciada esta manhã. Nesta operação haverá parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que disponibilizou um técnico dessa área. "No mês das águas nada melhor que limpar um dos cartões-postais do nosso município", destaca o secretário Mushue Hampel.
Após a limpeza serão depositados cerca de 1.500 alevinos de carpa, cedidos pelo Ibama, renovando os peixes do local. Os pedalinhos serão encaminhados para a secretaria, onde receberão serviços de manutenção. "Pedimos a compreensão das famílias com crianças e adolescentes que vão até o local para se divertirem com os pedalinhos, mas esta ação é necessária para garantir a segurança e bem-estar de todos", afirma Hampel.
Segundo o secretário, a procura pelos pedalinhos tem sido surpreendente, com uma média de 300 a 400 pessoas que buscam esta opção de lazer gratuita nos sábados e domingos. "Eles chegam a fazer fila. A vontade de andar nos pedalinhos e resgatar as atividades que antes eram realizadas pelas famílias tem tornado o cartão-postal ainda mais atrativo, até mesmo para turistas". Comenta.

Margem Limpa

Outra atividade será a segunda edição do "Margem Limpa", que visa a limpeza das margens do rio Carahá, em toda sua extensão. Será realizada no sábado (22), a partir das 8h, com ponto de partida em frente ao Fórum Nereu Ramos. A ação contará com a participação de acadêmicos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), do Batalhão de Engenharia de Construção (10° BEC), que disponibilizará soldados e equipamentos e demais entidades, como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). "A primeira edição foi um grande sucesso, com a participação de cerca de 150 pessoas e a coleta de mais de duas toneladas de lixo em apenas quatro horas. Nesta edição pretendemos contar com mais colaboradores", diz Hampel.
A Diretoria de Trânsito (Diretran) vai apoiar com a orientação do trânsito. "Esta ação é um apelo, pois poderíamos fazer a limpeza do rio por conta própria, mas pedimos a colaboração das pessoas até para estimular a reflexão e conscientização da comunidade, para que não joguem lixo nas margens", frisa.


Fonte: Comunicação Prefeitura de Lages